Surpresa e Alegria!


Tema: Surpresa e Alegria!
Itapema – Bom Caminho 27/03/2016
Régis Duarte Müller
Domingo de Páscoa – 27/03 a 03/04/2016
Textos Bíblicos: Salmo 16; Isaías 65.17-25; 1 Coríntios 15.19-26; Lucas 24.1-12

 Quando chega a Páscoa as crianças ficam bem animadas. Aguardam ansiosamente o dia que o coelhinho vai trazer os ovinhos de Páscoa. Todo ano é a mesma coisa. É preciso preparar o lugar para o coelhinho, para que, enquanto as crianças estão dormindo, ele possa deixar os ovinhos e doces.

No dia da Páscoa a surpresa: a cestinha está cheia de doces e ovinhos de Páscoa. As crianças ficam repletas de alegria, vislumbradas, contentes, felizes… Não sabem nem o que pegar primeiro.

ninho de páscoa.jpgSurpresas são sempre bem vindas. São situações e fatos que ocorrem em nossa vida e que causam admiração ou espanto. Você gosta de receber surpresas? Aquela pessoa querida que liga após tempos sem se falar; aquele salário a mais no final do mês; aquele presente sem data especial; rever alguém querido inesperadamente… Desta forma percebemos que as surpresas são legais e que elas geram alegria a quem é surpreendido.

Foi isso que aconteceu há muito tempo atrás com algumas pessoas que gostavam de Jesus. Eles viram todo o sofrimento e amargura que o Mestre, amigo e Rei havia sofrido. Eles viram Jesus sendo erguido em uma cruz, sendo furado por uma lança e bebendo vinagre… Enfim, eles viram Jesus morrendo.

Após algum tempo, no primeiro dia (Domingo) e alta madrugada, algumas pessoas foramTumba Vazia até a tumba para colocar perfumes e aromas no corpo de Jesus. Foi aí que tiveram a Primeira Surpresa: A grande pedra que trancava o sepulcro estava movida; Com certeza isso causou muito espanto em todas, que logo correram até a parte interna para encontrar Jesus, no entanto, tiveram a Segunda Surpresa: Não acharam o corpo de Jesus. As mulheres não conseguiam compreender, estavam surpreendidas com tudo aquilo e não sabiam, nem compreendiam o que estava acontecendo, afinal Jesus havia morrido… Neste momento receberam a Terceira Surpresa: Dois anjos aparecem para esclarecer o que estava acontecendo: Eles disseram – Porque buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou (Lc 24.5-6).

Com certeza são grandes surpresas… Mas, como pode ser surpresa algo que era anunciado? Os anjos, então, lembraram as mulheres a respeito do que deveria acontecer: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia (Lc 24.7).

Após tamanha surpresa, a tristeza e o luto deram lugar a uma alegria sem fim, contagiante, que fez elas correrem até os demais para lhes contar o que havia acontecido. Elas foram as primeiras testemunhas da Boa Nova de grande alegria – A ressurreição de Jesus.

A surpresa da notícia da ressurreição logo corre por todas as regiões. As mulheres vão anunciando para todos que Jesus não está mais morto, mas vive.

Era uma grande surpresa, mas muitos ainda estavam cheios de dúvidas. Será? Isso não faz sentido… Essas mulheres estão tendo alucinações! Outros foram até o tumulo conferir. Mas, apesar da dúvida e da surpresa, era verdade: Jesus havia ressuscitado.

Ele próprio diz a todos: “Ap 1.17,18: Não temas;  eu sou o primeiro e o último, e aquele que vive;  estive morto, mas eis que estou vivo para sempre e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Desta forma, Jesus declara a vitória sobre os grandes inimigos: O Pecado, a Morte e o Diabo. Eles já não podem nos prender, nem vencer. No entanto, basta irmos a um cemitério que vamos perceber quantas pessoas estão lá. Fato este que comprova a letalidade do pecado, como já anunciou o apóstolo Paulo em Rm 6.23: “O salário do pecado é a morte”.

Sabemos que iremos morrer em virtude dos nossos pecados, e por termos herdado o pecado de Adão, mas muito pior que perder a vida terrena é perder a liberdade eterna. Sofrer eternamente. Tal fato não será uma surpresa, afinal de contas é conhecido de todos, pois: todo aquele que não crer em Jesus morrerá”. Tal morte não é física, mas espiritual – Eterna. Você deseja isso? Você quer receber essa ‘surpresa’?

graçaaOs discípulos tiveram uma grande surpresa, mas também o privilégio de terem visto o tumulo vazio, e não somente isso, de terem visto a Jesus após ter ressuscitado. No entanto, o Evangelho de João nos afirma: “Felizes os que não viram e creram!” (Jo 20.29).

Queridos amigos, nenhum de nós viu a Jesus após ter ressuscitado, no entanto, temos na Bíblia, muitos relatos e testemunhos a respeito da ressurreição de Jesus Cristo. Temos testemunhos ricos sobre a ressurreição de Jesus e consequentemente, sua vitória sobre o Pecado, a Morte e o Diabo.

Jesus veio ao mundo para fazer isso, para assumir e pagar os pecados em nosso lugar. De modo que, Jesus vem a nós e diz: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei (Mt 11.28), porque: “quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25).

O resultado do feito de Jesus é maravilhoso. Afinal de contas, infelizmente todos poderemos passar pela triste surpresa da morte. Acontece que com Cristo temos uma nova perspectiva, e por isso, encaramos a morte com a certeza da ressurreição e da vida eterna com Cristo.

Queridos amigos, irmãos em Jesus Cristo, crianças… A grande Surpresa da Páscoa não são os ovos, os doces e o coelhinho. Mas como cristãos, a grande surpresa da Páscoa é poder ouvir do próprio Jesus: “Vinde, benditos de meu Pai, entrai na posse do reino que vos está slide_53.jpgpreparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34).

Portanto, que ao invés de prepararmos o ninho do coelhinho e ficarmos contentes com os ovos que ‘ele’ traz, vibremos com a Boa Nova da Salvação. Vibremos com a verdadeira Páscoa, a saber: A Ressurreição de Jesus Cristo. Que por fim, a grande surpresa, na verdade seja a confirmação daquilo que Ele, Jesus, prometeu: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

Que assim Seja. Amém.

Cria em mim, ó Deus, um puro coração e renova em mim espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me como um voluntário espírito. Amém.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: