Podemos ser mais irmãos.


Podemos ser mais irmãos.

A liberdade é uma realidade que está à disposição das pessoas. Apesar disso, são poucas as pessoas que de fato podem ser encontradas livres, pois é comum nos prendermos diante de situações que a vida nos impõe. Pessoas vivem aprisionadas nos vícios que o mundo sugere ou que se encontra com facilidade, sejam drogas lícitas ou ilícitas. talvez relacionados com a internet, com compras ou mesmo em um ‘mundinho’ que se cria ao longo da vida. através das influências que sofremos e que nos privam da possibilidade de agirmos como irmãos, que de fato somos.

O vício aprisiona, pois é um hábito ruim que é repetido constantemente. A Bíblia Sagrada entende o vício como pecado, uma ação que desvirtua o ser humano causando problemas à sua vida, e que tem como consequência a condenação, a vergonha eterna. A fim de instrução, a Bíblia Sagrada orienta: “Fomos libertos para que nós sejamos realmente livres. Continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente” (Gl 5.1).

A liberdade é um dom de Deus que está à disposição de todas as pessoas, afinal, Deus não faz distinção, mas trata a todos igualmente, sejam judeus ou não-judeus. Ele se coloca a disposição de todos, assim como faz o sol nascer e irradiar sua luz sobre todos, assim também abençoa igualmente a todos. Do mesmo modo, enquanto irmãos, temos como compromisso cuidar das necessidades uns dos outros, diante da abundância a partilha, como nós encontramos registrado nas Sagradas Letras “Mas para igualdade; neste tempo presente, a sua abundância complete a falta dos outros, para que também a sua fartura abasteça a sua falta, e haja igualdade” (2Co 8.14). Sim, todos nós somos iguais aos olhos de Deus, por isso mesmo podemos agir mais como irmãos, inspirados pelos ensinos que vêm do alto. Até porque, a acepção de pessoas é uma constatação de que não estamos livres, mas presos a preconceitos, a vícios desumanos e que não são inspirados pelo Criador. Mas quem está próximo a Deus partilha seus dons igualmente a todos. Temos falta de certas coisas, mas abundância de outras. É assim que partilhando entre irmãos, crescemos, e nos fortalecemos. Pois podemos suprir as necessidades uns dos outros

Afinal de contas, a partilha é um dom de Deus relacionado ao amor, e somente pode amar, de fato, aquele que conhece a Deus e que recebe seu amor. Por isso precisamos dar ouvidos às palavras do apóstolo do amor, e junto a ele deixar que o amor flua em nossa vida através da prática de tudo que é bom e virtuoso, conforme inspiração de Deus, para o bem daqueles que foram criados à imagem e semelhança do Criador. Por isso “Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4.7).

Ser irmão é viver na luz, e amar o irmão é permanecer na luz, conforme afirma o apóstolo do amor “Quem afirma estar na luz, mas não ama seu irmão, continua nas trevas. Mas quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço” (1Jo 2.9-10). Sendo assim, busquemos amar nosso irmão seguindo o conselho de Pedro: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas nos tornemos co-participantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção das paixões que há no mundo, por isso mesmo, reunindo toda a nossa diligência, associemos com a fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor” (1 Pe 2.3-7). Ou seja, sejamos mais irmãos.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: